terça-feira, 25 de maio de 2010

Fim do Sossego

Janela do futebol europeu já muda a vida de brasileiros

por Maurício K. Tomedi

Dessa vez os tremores chegaram cedo! Antes mesmo da Copa do Mundo começar, times europeus já assediam estrelas que atuam no futebol nacional. Prova disso são as saídas de Adriano (foto) Imperador, do Flamengo para a Roma (ITA), e do goleiro Victor (foto), do Grêmio para o Benfica (POR).

A segunda passagem do Imperador pela Gávea parece mesmo ter chegado ao fim. Sua saída deve ser anunciada nos próximos dias. Além dele, Bruno Mezenga também deixou o clube. O goleiro Bruno, Léo Moura e Kléberson serão os próximos.

Do lado tricolor, a venda da Muralha depende apenas de um acerto financeiro. A direção gremista já concorda em negociá-lo por cerca de € 4 milhões.

Ambos, simbolizam a liderança das suas respectivas equipes. O torcedor é quem mais perde.
Que outros jogadores estão na mira dos times europeus? Quem será o próximo a deixar o Brasil?
Faça seu comentário.

Durante o Brasileirão do ano passado, Adriano e Victor protagonizaram os melhores momentos de Flamengo e Grêmio no campeonato.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Fator Crucial

Ordem dos confrontos favorece a classificação do Brasil

por Maurício K. Tomedi


A Seleção está em grande fase, mas caiu no grupo da morte. Dunga venceu todos os torneios que disputou, porém não convocou jogadores que, à princípio, pudessem substituir os titulares à altura. Nesse universo de dualidades, uma coisa é certa: a ordem dos fatores interfere o resultado. Pelo menos, na Copa do Mundo da África vai ser assim...

-

O Brasil caiu em uma chave que ainda tem Portugal, Costa do Marfim e Coréia do Norte.

A boa equipe dos lusos - atual quarta colocada no torneio - tem Cristiano Ronaldo (foto, à esquerda), o melhor jogador do mundo em 2008. Sem Felipão, não é a mesma de 2006. Mesmo desestruturados pela recente troca de treinador, os africanos contam com a força e a velocidade de Drogba (foto, à direita), Yaya Touré, Eboué e outros jogadores que se destacam no futebol europeu. E, apesar de serem uma incógnita, os frágeis norte-coreanos não devem assustar ninguém.


Não fosse a ordem dos confrontos o Brasil poderia estar em uma verdadeira enrascada!

Primeira Rodada: Como enfrenta a Coreia do Norte, a seleção tem boas chances de estrear bem. O desequilíbrio emocional da estreia deve ser amenizado pela inexperiência dos asiáticos em Copas do Mundo. Do outro lado, Costa do Marfim e Portugal medem suas forças. Quem perder, vai ligar o "sinal de alerta".

Segunda Rodada: Em caso de empate ou derrota dos africanos contra Portugal, a Costa do Marfim será obrigada a atacar o Brasil. Será um tudo ou nada. A provável iniciativa ofensiva dos marfinenses favorece o artifício dos contra-ataques, utilizado com frequëncia pelo time de Dunga.

Terceira Rodada: O Brasil enfrentaria Portugal, que é o adversário mais difícil do grupo, com a possibilidade de ambos obterem a classificação através de um "empate amistoso" ou Portugal dependendo de uma vitória para conquistar o primeiro lugar.

-

Na teoria, parece moleza. Veremos como a seleção vai se sair na prática.