quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Beckham com saudade do Manchester

por Maurício K. Tomedi

Prestes a enfrentar o clube de origem, David Beckham (foto), eterno ídolo do Manchester United, afirmou:

"Sinto falta do Manchester United todos os dias".

Astro inglês admite estar ansioso para pisar no gramado do Old Trafford.

O confronto entre Milan x Manchester United é válido pelas oitavas-de-final da Liga dos Campeões. As partidas acontecem nos dias 16/2 e 10/3.

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

O Colecionador de Promessas

por Maurício K. Tomedi

O Benfica é, talvez, um dos clubes europeus que mais contrata brasileiros. Somente em 2009, sete jogadores trocaram ou estão prestes a deixar o futebol nacional para atuar pelo time português. Confira a lista:

Aírton
19 anos
volante/zagueiro
Flamengo

Ramires

22 anos
volante
Cruzeiro

Felipe Menezes
21 anos
meia
Goiás


Alan Kard
ec
20 anos
centroavante
Inter e Vasco


Éder Luís

24 anos
atacante
Atlético-MG



Keirrison

21 anos
centroavante
Palmeiras


Weldon

29 anos
atacante
Sport


Nem todas apostas, entretanto, parecem ter sido eficazes. Alguns jogadores, inclusive, já retornaram ao Brasil e outros têm recebido propostas:

Diego Souza jogou no Benfica em 2006 mas só se destacou quando voltou ao Brasil.
Sidnei, no time desde 2008, é reserva e está sendo sondado por Corinthians e Inter.
Felipe Menezes sumiu ao sair do Goiás e, em 2010, pode pintar Atlético-MG.
Keirrison não teve chances e é pretendido por Vasco, Cruzeiro e Santos.

Os investimentos do Benfica comprovam que gastar por gastar não é um bom negócio.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

SP reforma a casa para reconquistar o Mundo

por Maurício K. Tomedi


Acostumado a ser campeão brasileiro, o São Paulo inicia 2010 com mudanças. O elenco será renovado para a conquista do tetra da Libertadores após 5 anos.

-

No gol, o time mantém Rogério Ceni, Bosco e Denis.

Na defesa, a equipe deve perder André Dias ao futebol italiano. Renato Silva não agradou o técnico Ricardo Gomes (foto) e está fora dos planos e Rodrigo, na mira de Palmeiras e Atlético-MG. O sonho de repatriar o zagueiro Breno não se concretizou.

Miranda permanece, pelo menos, até o final da Libertadores. Xandão e André Luiz vieram do Barueri para recompor as perdas.

O volante Jean (improvisado na direita) e o ala-esquerda Jr. César serão os laterais. Ádrian González e Diogo, da seleção sub-20, completam o sistema.

Se cortar os longos cabelos aplicados, Richarlyson (foto) joga a Libertadores. Arouca e Marlos têm contrato até 2013. O craque do time, Hernanes, renovou por três anos e Jorge Wagner permanece até dezembro da próxima temporada.

Léo Lima e Carlinhos Paraíba são reforços para o meio.

Sem acerto, Oscar entrou na justiça e deve deixar o clube. Zé Luís foi cogitado como moeda de troca. Danilo, campeão do Mundo em 2005, preferiu o Corinthians. Hugo e Borges trocaram o tricolor paulista pelo Grêmio.

Por outro lado, o São Paulo renovou com o artilheiro Washington, segurou Dagoberto e trouxe Marcelinho Paraíba do Coritiba. Roger, ex-Vitória, volta de empréstimo e terá outra chance.

Vencedor do Prêmio Revelação do Brasileiro, Fernandinho (foto), foi trazido junto ao Barueri.


O time ainda tentou a contratação de Fernandão, mas a diretoria do Goiás rejeitou a transferência. A multa do centroavante gira em torno de R$ 169 milhões.

-

Time-base: Rogério Ceni; Jean, André Luiz, Miranda e Jr. César; Richarlyson, Hernanes, Jorge Wagner e Marcelinho Paraíba; Dagoberto (Fernandinho) e Washington.

No Galo, Kléber Pereira prejudica Tardelli

por Maurício K. Tomedi

Sem Éder Luís, que deve se transferir ao Benfica (POR), o Atlético-MG busca reforços para o ataque. A diretoria nega, mas Kléber Pereira está próximo de um acerto com o clube.

O ex-centroavante do Santos, no entanto, pode prejudicar o goleador do time na temporada.



Na companhia de Éder Luís, Diego Tardelli (à esquerda na foto) redescobriu o futebol que o levou à Europa em 2006. Atuando como homem de referência, foi o artilheiro do Brasileirão com 19 gols.

Ao lado de Kléber Pereira (à direita na foto), Tardelli seria obrigado a jogar mais recuado, na armação dos ataques. Longe do gol, o camisa 9 corre o risco de repetir as más atuações que teve no retorno ao São Paulo e no Flamengo.