sábado, 17 de outubro de 2009

Brasileirão cada vez mais Paulista

por Maurício K. Tomedi

E se os Campeonatos Brasileiros de 2009 terminassem hoje?
Como ficariam as Tabelas das Séries A e B em 2010?

Confira a previsão feita pela Equipe do Contrataque Esporte:

Série A - 2010:

SP (6 clubes): Palmeiras, São Paulo, Corinthians, Barueri, Santos e Guarani.
RJ (3 clubes): Flamengo, Botafogo e Vasco.
RS (2 clubes): Internacional e Grêmio.
MG (2 clubes): Atlético-MG e Cruzeiro.
PR (2 clubes): Atlético-PR e Coritiba.
SC (2 clubes): Avaí e Figueirense.
GO (1 clube): Goiás.
BA (1 clube): Vitória.
CE (1 clube): Ceará.

Série B - 2010:

SP (5 clubes): Santo André, São Caetano, Portuguesa, Bragantino e Guaratinguetá.
PE (2 clubes): Náutico e Sport.
RJ (2 clubes): Fluminense e Duque de Caxias.
GO (2 clubes): Atlético-GO e Vila Nova.
MG (2 clubes): Ipatinga e América-MG.
CE (2 clubes): Fortaleza e Icasa.
DF (1 clube): Brasiliense.
PR (1 clube): Paraná.
RS (1 clube): Juventude.
AL (1 clube): ASA.

-

Ou seja - entre as Séries A e B - a cada 4 times, um é paulista.

Outro dado interessante de destacar é a forte presença da Região Sudeste nos Campeonatos Brasileiros, que pode chegar a ter mais de 50% dos clubes das elites.

-

A insuficiência financeira também reflete na ausência de equipes da Região Norte e na instabilidade dos clubes nordestinos, que não conseguem se manter nas elites:

Dos oito rebaixados, entre as Séries A e B, seis são nordestinos: Sport e Náutico estariam caindo para a Segunda Divisão; e Bahia, ABC-RN, Campinense-PB e América-RN desceriam para a Série C.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Grêmio deve dispensar Herrera

por Maurício K. Tomedi

Após ter sido substituído do time reserva, durante treino coletivo no estádio Olímpico, o atacante argentino do Grêmio FBPA Germán Herrera (foto) teria saído do gramado esbravejando com o treinador do time, Paulo Autuori.

O jogador, de 26 anos, deve deixar o clube nos próximos dias. A informação é do jornalista Luiz Carlos Reche, do programa Cadeira Cativa da Ulbra TV.

Herrera voltou ao Tricolor Gaúcho em janeiro deste ano, depois de ter 50% dos seus direitos adquiridos por cerca de U$ 800 mil.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

23 seleções já carimbaram passaporte para a Copa da África

por Maurício K. Tomedi

ÁFRICA DO SUL, ALEMANHA, ARGENTINA, AUSTRÁLIA, BRASIL, CHILE, CORÉIA DO NORTE, CORÉIA DO SUL, COSTA DO MARFIM, DINAMARCA, ESLOVÁQUIA, ESPANHA, ESTADOS UNIDOS, GANA, HOLANDA, HONDURAS, INGLATERRA, ITÁLIA, JAPÃO, MÉXICO, PARAGUAI, SÉRVIA e SUIÇA.

-

Quem briga pelas 9 vagas restantes:

4 vagas na Europa: as oito seleções classificadas em segundo lugar dos seus grupos (Portugal, Grécia, Eslovênia, Rússia, Bósnia, Ucrânia, França e Irlanda) serão sorteadas em quatro chaves, onde apenas uma garante o passaporte para a Copa.

1 vaga na América: Costa Rica, quarta colocada da eliminatória que reúne as equipes das Américas Central e do Norte, encara o Uruguai, quinto colocado na eliminatória sulamericana. As partidas estão agendadas para os dias 14, na Costa Rica, e 18 de novembro, em Montevideo.

1 vaga na Ásia: Campeã das eliminatórias oceânicas, a Nova Zelândia irá enfrentar na repescagem o Bahrein, que eliminou a Arábia Saudita na eliminatória asiática. O primeiro confronto terminou empatado em zero a zero. A decisão será em Auckland, dia 14/11.

3 vagas na África: três grupos ainda estão indefinidos. Os líderes Camarões, Tunísia e Argélia dependem apenas de uma vitória na última rodada para disputar à Copa. Gabão, Nigéria e Egito, respectivamente, precisam vencer e torcer por uma combinação de resultados para se classificarem. Todos os jogos irão acontecer no dia 14 de novembro.


Cosas de D10s

por Fernando Lopes