domingo, 30 de agosto de 2009

Grêmio acerta com seu "novo Diego Souza"

por Maurício K. Tomedi

Um jogador de caráter indisciplinado que mistura, em seu futebol, muita força muscular a potentes conclusões de longa distância. De quem estamos falando? Até parece que se trata de Diego Souza, meia-atacante, destaque do Palmeiras no Brasileirão 2009; no entanto, esse é o perfil da mais nova contratação do Grêmio FBPA: Fábio Rochemback.


O atleta revelado pelo SC Internacional, que estava atuando no Sporting Lisboa, de Portugal, chega essa semana a Porto Alegre para assinar contrato por empréstimo de dois anos. Rochemback atua como volante e, até mesmo, de armador.

Histórico do jogador:

Destaque do Inter no Campeonato Brasileiro de 2001, Fábio Rochemback atraiu olhares de clubes europeus ao ser convocado para a Seleção. No final do ano, trocou Porto Alegre por Barcelona, pelo equivalente à U$ 11,5 milhões. Contudo, sua fama de baladeiro comprometeu seu sucesso no clube espanhol. Em 2003, foi negociado com o Sporting, onde adquiriu grande prestígio internacional. Permanceu em Lisboa até 2005, quando se transferiu ao Middlesbrough da Inglaterra. No "Boro", atravessou sua melhor fase da carreira: vestia a camisa 10 e era referência de qualidade ofensiva da equipe inglesa. Em maio do ano passado, o Grêmio chegou a demonstrar interesse em contar com o futebol de Rochemback, mas o atleta preferiu retornar à equipe lisboeta. Após, amargar a reserva do time português, aceitou a proposta e, enfim, fechou acordo com o tricolor gaúcho.

-

Fábio Rochemback está de volta a Porto Alegre com a obrigação de recuperara forma física, a postura profissional e o futebol de alto nível com o qual se destacou.

Será que ele ainda vai ter condições para tudo isso?

-

Ficha Técnica:

Nome completo: Fábio Rochemback
Data de nascimento: 10 de dezembro de 1981
Local de nascimento: Soledade, RS
Altura: 1,83m
Peso: 83kg
Posição: Volante

-

Link:

Entrevista exclusiva de Fábio Rochemback ao site Pelé.Net do UOL, em 16/09/2003. O jogador comenta os altos e baixos de sua carreira no futebol europeu.